
BREU ARDIOLOGIA
A
C
A prevenção de doenças cardiovasculares é importante?
A prevenção é fundamental para o sucesso do tratamento das doenças cardiovasculares e o aumento da sobrevida da população.
Uma das doenças mais frequentes do coração é a aterosclerose das artérias coronárias. Nesta doença, as artérias coronárias, que são as artérias que alimentam o músculo do coração, podem “entupir” pela formação de placas de aterosclerose.
Esta doença costuma ser assintomática por muitos anos e o infarto agudo do miocárdio é a primeira manifestação clínica de, pelo menos, metade dos pacientes que a apresentam. Em outras palavras, os pacientes passam de uma fase assintomática para uma fase grave da doença, quando o tratamento já tem pouco sucesso, em segundos.
Sendo assim, a identificação de indivíduos que, embora assintomáticos, sejam de maior risco é muito importante para o sucesso do tratamento das doenças cardiovasculares.
O tratamento preventivo destes indivíduos, com modificações do estilo de vida e o uso de medicamentos que ajudam a controlar vários fatores de risco e a realização de exames que detectam as doenças numa fase inicial aumentam, indubitavelmente, as chances do sucesso no tratamento das doenças cardiovasculares (1).
1 - Wilson PW, D’Agostino RB, Levy D, Belanger AM, Silbershatz H, Kannel WB.
Prediction of coronary heart disease using risk factor categories.
Circulation. 1998;97(18):1837-47.
por :
Você tem alguma dúvida? Envie sua pergunta aqui.

Dr. Mauricio Toledo de Abreu
CRM 51.000
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Especialista em Ergometria pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP)
Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Equipe
Relação de todo o corpo clínica e seus respectivos currículos.