
BREU ARDIOLOGIA
A
C
O que é "prolapso da valva mitral"?
A valva mitral (VM) é uma estrutura que se situa entre duas cavidades do coração - o átrio e o ventrículo esquerdos. Ela é formada por duas partes (cúspides) que devem, normalmente, se abrir e fechar de maneira coordenada para permitir que o sangue flua em apenas um sentido - do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e deste para aorta.
No prolapso da valva mitral (PVM) , geralmente de ocorrência familiar, a valva mitral é estruturalmente alterada, de forma que suas partes são redundantes, ou seja, muito longas, o que pode prejudicar seu fechamento adequado. Quando isso ocorre, uma parte do sangue pode refluir, do ventrículo para o átrio esquerdo. É exatamente a quantidade do refluxo do sangue que terá importância para a ocorrência de sintomas.
É importante salientar que o risco de desenvolver refluxo mitral importante, a ponto de necessitar de cirurgia, é inferior a 1% ao ano, o que confere ao PVM uma evolução em geral benigna.
por:
Dra. Suzy Macedo Fraulob
CRM 137.007
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Especialista em Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Você tem alguma dúvida? Envie sua pergunta aqui.
Equipe
Relação de todo o corpo clínica e seus respectivos currículos.