top of page

Dieta para Elevar o HDL-Colesterol

 

O HDL-Colesterol é uma parte do colesterol total que tem uma função protetora para as artérias do coração. Vários estudos mostraram que quanto maior o nível do HDL-Colesterol menor a chance da ocorrência do infarto. Assim, o HDL-Colesterol é chamado de "bom colesterol" e deve permanecer elevado, sendo perigoso quando está abaixo de certos níveis.


Os alimentos e a prática de esportes são muito úteis em aumentar os ní­veis de HDL-Colesterol. Mesmo quando não conseguem normalizar totalmente o nível do HDL-Colesterol eles ajudam a diminuir a sua diferença para o valor normal, o que já tem um efeito protetor, e também ajudam a fazer com que esta deficiência não tenha efeitos tão nocivos para o nosso organismo.

- Os peixes como o salmão, a cavalinha, o arenque, o atum e as sardinhas são ricos em ácidos graxos poliinsaturados do tipo ômega 3 que aumentam o HDL-Colesterol.

- A linhaça pode ser adicionada a dieta na forma de sementes moídas ou de óleo tendo como benefício aumentar o HDL-Colesterol.

- O azeite de oliva e o óleo de canola são ricos em gorduras monoinsaturadas. Assim, é bom para elevar o HDL colesterol.

- As nozes, as castanhas, os amendoins e as amêndoas são ricos em gorduras monoinsaturadas que elevam o HDL-Colesterol de maneira semelhante ao azeite de oliva. Assim, eles podem ser ingeridos, mas cuidado para não engordar porque são alimentos muito calóricos.

- O abacate também é rico em gorduras monoinsaturadas e, portanto, recomendável para elevar o HDL-Colesterol. Porém, da mesma forma que as nozes, devemos ter cuidado com a quantidade ingerida.

- Os óleos de milho, soja e girassol devem ser consumidos em substituição as gorduras saturadas, porém, quando em grande quantidade baixam o HDL colesterol além de ter uma maior oxidação lipí­dica. Por isso, devem ser ingeridos com moderação, pois há efeitos benéficos e maléficos na sua ingestão.

- Procure fazer exercícios aeróbicos com frequência como correr, nadar, dançar, andar a pé, em esteiras ou bicicletas. A prática regular de esportes ajuda a elevar o HDL. Se não puder ir a academia ande sem interrupção por pelo menos 40 minutos, pelo menos 4 vezes por semana. Mas tente adquirir o hábito de fazer exercícios diariamente, alternando suas várias formas para não tornar este hábito monótono.

- Parar de fumar ajuda a elevar o HDL-Colesterol. Além disso, o tabagismo potencializa muito os efeitos nocivos do LDL-Colesterol sobre as artérias. Assim, as alterações das gorduras sanguíneas são mais um forte argumento para parar de fumar.

- O bom controle do diabetes, pois na presença de diabetes os baixos ní­veis de HDL-Colesterol tornam-se mais perigosos.

 

 

por :

Sabrina Monteiro Pereira de Souza

CRN-3: 19.564

Especialista em Nutrição Hospitalar em Cardiologia (INCOR–HCFMUSP)

 

 

 

Você tem alguma dúvida? Envie sua pergunta aqui

Equipe

 

Relação de todo o corpo clínica e seus respectivos currículos.

Local
Siga-nos

Av. Paulista, 726 - Cj. 402/03/08/09/10

Bela Vista

  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic
  • YouTube App Icon
Telefone

PABX (11) 3284-7011 

 

bottom of page