
BREU ARDIOLOGIA
A
C
Quais são as características das placas das carótidas?
05/08/2014
A ateromatose é uma doença sistêmica, localizada nos vasos arteriais e é responsável pelo desenvolvimento das principais causas de mortalidade em todo mundo, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico (AVC). A ateromatose nas carótidas é responsável por cerca de 20% dos casos de AVC isquêmico, pelo mecanismo de embolia ou aterotrombose.
O Ultrassom Doppler de Carótidas é um importante exame capaz de detectar, de forma não invasiva, a presença desta doença, através da detecção de placas nas paredes das artérias. Tão importante quanto quantificar o grau de obstrução da placa é descrever as suas características morfológicas, que estão relacionadas com sua instabilidade e possível embolização cerebral. Estas características são:
- Ecogenicidade
As placas hipoecogênicas apresentam um maior conteúdo lipídico em seu interior, o que as transformam em placas mais instáveis e susceptíveis à embolização. Já as placas isoecogênicas (com predominante conteúdo fibroso) e hiperecogênicas (calcificadas) refletem cronicidade e são mais estáveis.
- Textura
As placas homogêneas apresentam uma textura mais uniforme, geralmente são de superfície lisa e regular, sendo então mais estáveis. As heterogêneas (conteúdo misto) têm, em seu interior, de forma focal ou difusa, áreas hipoecogênicas podendo corresponder a hemorragias intraplaca e, consequentemente, maior instabilidade e possibilidade de embolização. Geralmente, estas têm, também, superfície irregular.
- Ulceração
A presença de uma úlcera na placa aumenta o risco de embolia por descolamento de um trombo ou por expulsão de material necrótico ou lipídico de seu interior.
por :

Dr. Rafael Modesto Fernandes
CRM 132.905
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Especialista em Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Você tem alguma dúvida? Envie sua pergunta aqui.
Equipe
Relação de todo o corpo clínica e seus respectivos currículos.