
BREU ARDIOLOGIA
A
C
Dieta para Aumentar o Ferro
O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal.
O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. As melhores fontes de ferro são as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro. Entretanto, no mercado já existem os leites enriquecidos com ferro.
Entre os alimentos de origem vegetal, destaca-se como fonte de ferro, os folhosos na cor verde-escura (exceto espinafre), como o agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. O açaí é uma fruta muito rica em ferro. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.
Deve-se ressaltar que as melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal - fígado e carnes de qualquer animal - pelo fato de possuírem um tipo de ferro melhor aproveitado pelo nosso organismo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, leite e ovos não são boas fontes de ferro, no entanto, já existe no mercado leite enriquecido com ferro, sendo este último, uma boa opção.
Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se: as leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha), os cereais integrais ou enriquecidos, as nozes, castanhas e as hortaliças (couve, batata, brócoli, taioba, salsa). O ferro dos alimentos de origem vegetal não apresenta tão boa absorção quanto os de origem animal. Portanto, para melhorar essa absorção é necessário o consumo de alimentos "estimulantes", como carnes (de qualquer tipo) e alimentos com alto teor de vitamina C (acerola, abacaxi, goiaba, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho, tomate) na mesma refeição.
O ferro dos alimentos de origem vegetal também pode ser afetado por "fatores inibidores", que reduzem ainda mais sua absorção como o chá e o café, quando consumidos em grande quantidade após as refeições.
Promover um resgate de hábitos antigos de alimentação, reforçando a tradição. Consumir miúdos como fígado, moela, rim, coração e folhas verde-escuras como a couve, taioba, agrião, folhas de cenoura, beterraba, que na maioria das vezes são jogadas no lixo. A gema de ovo também é rica em ferro, assim como o feijão, a ervilha, a lentilha, o melado de cana, a rapadura, o açúcar mascavo, os grãos integrais, as nozes e castanhas. O açaí é uma fruta muito rica em ferro.
Hoje, a alimentação inadequada é a maior causa da anemia. Nas cidades, muitas pessoas se alimentam de lanche, em vez de fazer uma refeição completa, ou até mesmo pulam refeições, o que não é saudável.
O Ferro, encontrado em alimentos de origem animal (carnes, por exemplo), é muito melhor aproveitado pelo nosso corpo do que o Ferro dos alimentos de origem vegetal.
por:

Dr. Mauricio Toledo de Abreu
CRM 51.000
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Especialista em Ergometria pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP)
Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Você tem alguma dúvida? Envie sua pergunta aqui.
Equipe
Relação de todo o corpo clínica e seus respectivos currículos.